O governo dos EUA tem tendência de se apropriar das inovações revolucionárias e torná-las em armas, disse Edward Snowden. Ele notou que o desejo humano natural de comunicar com os outros está sendo utilizado em uma escala sem precedentes.

“Não há garantia nenhuma que a nossa visão utópica do futuro vá se realizar”, disse Snowden a um auditório na Universidade Dalhousie, no Canadá, em uma transmissão ao vivo desde Moscovo nesta semana. Snowden sublinhou que o governo dos EUA “corrompeu nosso conhecimento […] com um objectivo militar”.

“Eles pegaram nossa capacidade nuclear e a transformaram na arma mais terrível que o mundo alguma vez testemunhou. E agora vemos o momento atómico da ciência da computação […] Seu alcance é ilimitado […] mas as salvaguardas dela não são!”

O denunciante, que no ano 2013 divulgou informação altamente classificada sobre operações de espionagem global realizada pela Agência de Segurança Nacional, declarou que os governos, armados com tecnologias modernas e com a ajuda das médias sociais e das gigantes tecnológicas, estão se tornando “omnipotentes” na sua capacidade de monitorar, analisar e influenciar o comportamento.

“É por meio do uso de novas plataformas e algoritmos, que são baseados nesta capacidade, que eles são capazes de transformar o nosso comportamento. Em alguns casos, eles podem predizer nossos desejos e também os empurrar para obter resultados diferentes.”

A necessidade humana natural de “pertencer” está sendo explorada, e os usuários consentem voluntariamente entregar virtualmente todos seus dados, assinando acordos cuidadosamente elaborados que ninguém se preocupa em ler. “Tudo isso tem centenas e centenas de páginas de um jargão legal que nós não somos capazes de ler e avaliar, mas isso é considerado como vinculativo para nós”, disse Snowden.

“E agora todas essas instituições, que são ao mesmo tempo, comerciais e governamentais, […] estruturaram e consolidaram isso como os meios mais eficientes de controle social em toda a história da nossa espécie.”

Leia também: As 10 revelações de Assange que mudaram a maneira de ver o poder

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.