Durante o encontro entre o presidente, João Lourenço, e o homólogo russo, Vladimir Putin, realizado hoje (4), os dois líderes se mostraram empenhados em ampliar a cooperação bilateral em várias esferas.

A Rússia espera promover relações bilaterais com Angola, incluindo nas esferas de extracção de diamantes, pescaria e espacial, declarou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante o encontro.

Angola é um parceiro confiável e antigo. Devemos analisar o que é preciso fazer em breve para intensificar cooperação económico-social. Há áreas interessantes como extracção de diamantes, pescaria e espaço, declarou Putin na Quinta-feira (4).

O presidente russo sublinhou que os dois países têm também perspectivas na cooperação humanitária, por exemplo, no preparo de pessoal.

João Lourenço também se mostrou empenhado em ampliar cooperação bilateral com a Rússia.

Por isso, ontem, discursei na inauguração do fórum de negócios Angola-Rússia aqui, em Moscovo, para despertar interesse em empresários russos de investir na República de Angola. Muitos países agem desse modo. Temos certeza de que a Rússia também nos ajudará a diversificar a nossa economia, declarou o PR João Lourenço.

Putin convidou Lourenço para participar do fórum Rússia-África, que será realizado na cidade russa de Sochi em 24 de Outubro. João Lourenço, agradeceu e aceitou o convite.

O encontro entre os líderes russo e angolano foi realizado no âmbito da visita oficial de João Lourenço à Rússia.

Anteriormente, os dois líderes haviam se encontrado em Julho de 2018 durante a cúpula do BRICS na cidade sul-africana de Joanesburgo. O presidente russo destacou na ocasião a cooperação política e na aérea de segurança entre os dois países, bem como as perspectivas de projectos conjuntos que poderiam aumentar as trocas comerciais entre Angola e a Rússia.

João Lourenço, declarou que conta com uma cooperação económica mais profunda com a Rússia, sublinhando que as empresas russas já estão presentes na indústria extractiva do seu país e se mostrando esperançoso que outras esferas da economia angolana ganhem notoriedade russa.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.