A plataforma modular única Kortezh foi projectada como uma base para carros blindados para o presidente russo com a ambição de transformá-la em uma série automotiva de alta classe adaptada para ser vendida e usada por civis.

A Fundação para a Segurança e Desenvolvimento da Defesa (DSDF), que pertence à empresa Tawazun, se juntará à Rússia em seu projeto do carro Kortezh (Cortege), disse em comunicado o ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov.

De acordo com o ministro, a joint-venture visa transformar os carros blindados presidenciais em carros de alta classe para o sector privado sob outra marca — Aurus.
DSDF receberá uma participação de 30% na Aurus, enquanto o desenvolvedor original da KortezhNAMI, reterá 60%. Outro participante do empreendimento, a montadora russa Sollers, receberá 5%. A DSDF está a planear investir cerca de €110 milhões (cerca de R$504 milhões) no projecto.

Os veículos Kortezh foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Automóveis de Pesquisa Científica Central (NAMI), sediado em Moscou, e foram construídos como substitutos dos carros blindados de fabricação estrangeira usados ​​anteriormente pelo presidente durante as viagens.

No entanto, a intenção é também adaptá-los para o mercado mais amplo sob a marca Aurus. Variantes dos veículos estão planeadas para serem construídas com base na mesma plataforma — uma limusine, um sedã e um mini-autocarro.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.