O Comité Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou nesta Terça-feira o Guia “Internet, Democracia e Eleições”, com directrizes para o combate à desinformação e dicas práticas para que os usuários não sejam vítimas ou compartilhem notícias falsas. 

O documento foi resultado de uma série de debates promovidos pelo órgão em Abril deste ano que contou com a participação de especialistas da comunidade científica e tecnológica, do terceiro sector, do sector empresarial e do sector governamental.

“É importante que todos os esforços para coibir a desinformação em todas as suas formas e proteger o exercício democrático durante as eleições – e para além dela – observem directrizes que garantam a circulação livre de informações e ideias na rede”, disse Sergio Amadeu, conselheiro do CGI.br e coordenador do Grupo de Trabalho Internet e Eleições, citado pelo comunicado do órgão.

No seu comunicado à imprensa, CGI recomendou “cuidado com títulos bombásticos, a verificação de fontes”, entre outras medidas a serem adoptadas pelos usuários em tempos de eleições.

Lançado antes do início da propaganda eleitoral, a publicação está disponível para download gratuito no site do CGI.br.

O Comité Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer directrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efectiva participação de todos os sectores da sociedade nas suas decisões.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.