Autarquia significa poder absoluto. É o tipo de governo em que uma pessoa ou um grupo de pessoas concentram o poder sobre uma nação. Quando o Estado tem total autonomia sobre si próprio, é auto-suficiente. 

De origem grega autárkeia que significa comandar a si mesmo. Autarquia é um termo utilizado em economia, em filosofia e na administração pública.

Autarquia em Economia: é aquela organização que visa sua independência financeira. Aquela que sobrevive apenas com suas próprias actividades, que não precisa de nenhum apoio externo.

Autarquia em Filosofia: é ter o poder sobre si mesmo, onde o indivíduo tem noção sobre suas características e qualidades, não precisa dos valores universais para guiar sua vida. É um princípio fundamental para se alcançar a felicidade.

A autarquia está relacionada com a capacidade de evitar tudo que possa causar dependência física ou mental. Para Platão a é a qualidade da perfeição. Para Aristóteles está relacionado com o bem, no sentido de ser autossuficiente em si mesmo é a base para a felicidade do indivíduo.

Autarquia na Administração Pública

É uma entidade autónoma, auxiliar e descentralizada da administração pública, porém, fiscalizada e tutelada pelo Estado, com património formado com recursos próprios, cuja finalidade é executar serviços que interessam a colectividade ou de natureza estatal.

No Brasil são exemplos de autarquia os institutos de previdência como o INSS e outros como o INCRA.

Autarquia especial

São entidades governamentais que têm como objectivo fiscalizar ou regulamentar profissões ou associações públicas. Funcionam de acordo com regras específicas e muitas vezes têm regalias que outras autarquias não têm.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui