A Arábia Saudita pondera abandonar o dólar americano caso lei anti-OPEP seja aprovada nos Estados Unidos da América. Segundo a agência de notícias, Reuters, o reino saudita planeia substituir o dólar para outras moedas caso o projecto NOPEP seja aprovado.

O projecto NOPEP visa estender leis antitruste americanas a organizações estrangeiras como a OPEP, segundo a Reuters.

O reino saudita acredita que as hipóteses do projecto ser aprovado pelo congresso americano sejam pequenas, mas ainda assim estão preparados.

“Se os americanos aprovarem a NOPEP, a economia dos EUA vai desmoronar”, disse uma das fontes citadas pela Reuters.

A Arábia Saudita é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo é provável que ao abandonar o dólar prejudicaria o papel dos EUA de regulador do comércio global e a sua capacidade de sancionar outros países. O reino saudita é responsável por cerca de 10% da produção mundial de petróleo.

Contudo, autoridades norte-americanos e sauditas ainda não se pronunciaram sobre a reportagem feita pela agência de notícias, Reuters.

O projecto caso fosse aprovado certamente permitiria que Washington pudesse tomar medidas contra Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), incluindo a Arábia Saudita.

Todavia, Donald Trump aparentemente é um defensor de uma relação saudável com o reino saudita, dando apoio e fornecendo armas ao país.

Leia também: Donald Trump libera reservas estratégicas de petróleo para evitar disparada nos preços

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.