O até agora líder da bancada parlamentar sucede a Isaías Samakuva à frente do partido angolano fundado por Jonas Savimbi. Nem foi preciso segunda volta para confirmar nas urnas o favoritismo com que chegou ao congresso.

Os delegados da UNITA reunidos no complexo Sovismo, em Viana, nos arredores de Luanda, escolheram esta Sexta-feira Adalberto da Costa Júnior para suceder a Isaías Samakuva na liderança do maior partido da oposição em Angola. O até agora líder da bancada parlamentar do partido angolano transforma-se assim no terceiro presidente que o partido fundado por Jonas Savimbi tem desde a sua criação em 1966.

O terceiro e último dia do XIII Congresso Ordinário da UNITA ficou marcado por numerosos atrasos na votação que, depois de estar marcada para as 9h00, acabou por começar apenas ao princípio da tarde, prolongando-se durante várias horas. Foram precisas mais de duas horas até se conhecer o vencedor.

Adalberto da Costa Júnior (ACJ) não precisou de segunda volta para ser declarado vencedor, ao ser escolhido com 594 votos dentre os 1111 delegados presentes (53,4%), vindos de todas as províncias do país e do estrangeiro (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Reino Unido, Holanda, Suíça, Estados Unidos, Zâmbia, República Democrática do Congo, Namíbia e África do Sul).

Suiça devolve dinheiro de origem duvidosa a Angola

O líder da bancada parlamentar disputou a eleição com quatro outros candidatos: Alcides Sakala, o porta-voz e secretário para as relações internacionais do partido ficou em segundo lugar com 422 votos, equivalente a 37,9%; o general Abílio Kamalata Numa, que lutou ao lado de Savimbi até à morte deste, ficou em terceiro lugar com 68 votos, correspondentes a 6,1% dos votos; o vice-presidente e deputado Raul Danda ficou em quarto lugar com 17 votos, o que dá 1,5% de apoio dos delegados presentes; e o primeiro vice-presidente do grupo parlamentar, José Pedro Kachiungo, obteve apenas dez votos, ou seja, 0,9%.

O presidente do MPLA felicitou esta Sexta-feira Adalberto Costa Júnior pela sua eleição para a presidência da UNITA.

Esta mensagem de João Lourenço foi publicada na rede social Twitter, logo após a Comissão eleitoral do XIII Congresso Ordinário da UNITA ter tornado público os resultados oficiais.

“Felicito Adalberto da Costa Júnior pela sua eleição a Presidente do maior Partido da oposição. Que esta eleição represente o fortalecimento da oposição, a bem da democracia.”

Ler também: Vice-presidente encoraja piloto Rui Andrade a empenhar-se com motivação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.