A culinária angolana é muito rica e diversificada. Inicialmente, foi influenciada pelas gastronomias portuguesa e moçambicana. Mais recentemente, recebeu influências da culinária brasileira.

Neste artigo, damos-lhe a conhecer algumas das iguarias típicas de Angola. Todas elas têm um aspecto em comum: podem ser acompanhadas com funge.

Funge: Um acompanhamento indispensável

Quando falamos em culinária angolana, pensamos imediatamente no famoso funge, ou pirão, certamente o prato mais popular em Angola. É feito com farinha, também conhecida como fubá, de milho ou de mandioca.

A preparação de funge de bombó exige muita energia. Isto porque precisa de ser bem batido para que a massa fique consistente e com cor acinzentada. A confecção de funge de milho, pelo contrário, não exige tanto esforço.

10 Principais pratos da culinária angolana

funge pode acompanhar vários pratos típicos da gastronomia angolana. Conheça os mais emblemáticos.

1. Muamba de Galinha

Confecionada com óleo de palma, alho, cebola, quiabosgindungo e galinha.

2. Quizaca

Trata-se das folhas do pé de mandioca, ou saca-folha, temperadas e cozidas com peixe. Outros ingredientes que costumam acompanhar a quizaca são cebolas, alho e óleo de palma.

3. Feijão de Óleo de Palma

É um dos mais importantes petiscos na culinária angolana, pois, é associado a outros pratos como o bufete e a canjica. Leva, antes de tudo, feijão, óleo de palma, cebola e alho.

4. Calulu

Pode ser feito com carne seca, peixe ou mesmo galinha. É complementado com tomate, quiabo, cebola, alho, óleo de palma ou batata-doce. O feijão de óleo de palma é um acompanhante habitual do calulu de carne seca, tal como o funge.

5. Molho de Tomate, Ovo e Chouriço

É o mais conhecido acompanhante do funge, devido à facilidade em prepará-lo. Tradicionalmente, é feito com tomate, alho, chouriço, cebola, ovos e fubá de bombó.

6. Bagre Fumado com Fumbua

Outro dos pratos típicos de Angola é o bagre fumado com fumbua. O peixe é confeccionado com óleo de palma, alho picado, cebola, tomate e pasta de gingubaFumbua consiste nas folhas ricas em vitamina que crescem nas matas.

7. Bagre Fumado com Muteta

Para além dos ingredientes tradicionais, este prato distingue-se na culinária angolana pela pasta de sementes de abóbora descascadas e moídas. Leva tomates, alho e ovos.

8. Mufete

É conhecido também como O Prato do Domingo, pois, é normalmente consumido aos domingos pelas famílias angolanas. É feito com feijão de óleo de palma, acompanhado com peixe grelhado, farinha musseque, batata-doce e banana-pão.

9. Canjica

Trata-se de um dos pratos mais consumidos em Angola. É um guisado feito com milho, feijão e bastante óleo de palma, que lhe confere um gosto fantástico.

10. Macaiabo

Feito com o famoso bacalhau, é um prato oriundo da província do Uíge. Normalmente, o macaiabo é acompanhado pela chicuanga, que é nada mais do que funge fardado.

A principal característica da culinária angolana é a simplicidade. Os pratos destacam-se pela sua aparência, o que cria alguma curiosidade, não só em contemplá-los, mas também em prová-los. Os pratos típicos são, ademais, ricos em vitamina, pois, contêm sobretudo folhas e ervas, produtos da terra que tão bem conhecemos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.