A culinária angolana é muito rica e diversificada. Inicialmente, foi influenciada pelas gastronomias portuguesa e moçambicana. Mais recentemente, recebeu influências da culinária brasileira.
Neste artigo, damos-lhe a conhecer algumas das iguarias típicas de Angola. Todas elas têm um aspecto em comum: podem ser acompanhadas com funge.
Funge: Um acompanhamento indispensável
Quando falamos em culinária angolana, pensamos imediatamente no famoso funge, ou pirão, certamente o prato mais popular em Angola. É feito com farinha, também conhecida como fubá, de milho ou de mandioca.
A preparação de funge de bombó exige muita energia. Isto porque precisa de ser bem batido para que a massa fique consistente e com cor acinzentada. A confecção de funge de milho, pelo contrário, não exige tanto esforço.
10 Principais pratos da culinária angolana
O funge pode acompanhar vários pratos típicos da gastronomia angolana. Conheça os mais emblemáticos.
1. Muamba de Galinha
Confecionada com óleo de palma, alho, cebola, quiabos, gindungo e galinha.
2. Quizaca
Trata-se das folhas do pé de mandioca, ou saca-folha, temperadas e cozidas com peixe. Outros ingredientes que costumam acompanhar a quizaca são cebolas, alho e óleo de palma.
3. Feijão de Óleo de Palma
É um dos mais importantes petiscos na culinária angolana, pois, é associado a outros pratos como o bufete e a canjica. Leva, antes de tudo, feijão, óleo de palma, cebola e alho.
4. Calulu
Pode ser feito com carne seca, peixe ou mesmo galinha. É complementado com tomate, quiabo, cebola, alho, óleo de palma ou batata-doce. O feijão de óleo de palma é um acompanhante habitual do calulu de carne seca, tal como o funge.
5. Molho de Tomate, Ovo e Chouriço
É o mais conhecido acompanhante do funge, devido à facilidade em prepará-lo. Tradicionalmente, é feito com tomate, alho, chouriço, cebola, ovos e fubá de bombó.
6. Bagre Fumado com Fumbua
Outro dos pratos típicos de Angola é o bagre fumado com fumbua. O peixe é confeccionado com óleo de palma, alho picado, cebola, tomate e pasta de ginguba. Fumbua consiste nas folhas ricas em vitamina que crescem nas matas.
7. Bagre Fumado com Muteta
Para além dos ingredientes tradicionais, este prato distingue-se na culinária angolana pela pasta de sementes de abóbora descascadas e moídas. Leva tomates, alho e ovos.
8. Mufete
É conhecido também como O Prato do Domingo, pois, é normalmente consumido aos domingos pelas famílias angolanas. É feito com feijão de óleo de palma, acompanhado com peixe grelhado, farinha musseque, batata-doce e banana-pão.
9. Canjica
Trata-se de um dos pratos mais consumidos em Angola. É um guisado feito com milho, feijão e bastante óleo de palma, que lhe confere um gosto fantástico.
10. Macaiabo
Feito com o famoso bacalhau, é um prato oriundo da província do Uíge. Normalmente, o macaiabo é acompanhado pela chicuanga, que é nada mais do que funge fardado.
A principal característica da culinária angolana é a simplicidade. Os pratos destacam-se pela sua aparência, o que cria alguma curiosidade, não só em contemplá-los, mas também em prová-los. Os pratos típicos são, ademais, ricos em vitamina, pois, contêm sobretudo folhas e ervas, produtos da terra que tão bem conhecemos.